A Elevaton reitera que não é uma Seguradora ou Corretora de Seguros, e sim uma Associação Sem Fins Lucrativos de Proteção Veicular.

AQUI O TIGRE É O ESCUDO DO SEU VEÍCULO!

Assistência 24h

0800 941 0162

Como funciona a proteção veicular: saiba tudo sobre esse serviço

O Brasil tem mais de 80 milhões de carros em circulação. No entanto, somente ¼ desses veículos possui algum tipo de cobertura contra sinistros. Isso significa que a maioria das pessoas não está protegendo seu patrimônio de problemas, seja por não compreender a importância desse serviço ou por não entender as diferenças entre seguro e proteção veicular.

Pensando nisso, preparamos esse guia para explicar as características e diferenças entre ambos e preparamos algumas dicas para ajudar você a escolher a proteção ideal para o seu automóvel. Para saber mais, continue a leitura e tire suas dúvidas.  

O QUE É A PROTEÇÃO VEICULAR?

A proteção veicular é um serviço de cobertura para automóveis realizado por entidades sem fins lucrativos por meio de um sistema de rateio. Nessa modalidade, os associados pagam uma taxa mensal, que é mantida em um fundo comum e entregue diretamente ao associado em caso de sinistro.

Outro ponto importante é que a associação ou cooperativa libera o uso dos serviços a partir da assinatura do contrato, mesmo antes de realizar a avaliação do veículo.

Além disso, com valores mais baixos e regras específicas fixadas em contrato, as associações de proteção veicular são amparadas pelo artigo 5º da Constituição Brasileira e estão subordinadas à Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

O QUE É O SEGURO AUTO? 

Seguro é o serviço fornecido por empresas privadas de sociedade anônima com fins lucrativos, como as seguradoras e corretoras de seguro, que definem o valor a ser pago de acordo com o modelo do carro, o ano de fabricação e o perfil do motorista. Além disso, nesse sistema os serviços só são liberados após a realização das avaliações. 

Para utilizá-lo, o cliente precisa pagar o valor de franquia estipulado na apólice e o restante é quitado pela seguradora. Em caso de perda total, também há uma indenização. 

As seguradoras estão sujeitas às leis e são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Ministério da Fazenda.

DIFERENÇAS ENTRE SEGURO E PROTEÇÃO VEICULAR  

Muitas pessoas confundem seguro e proteção veicular. Afinal, os dois modelos costumam oferecer os mesmos serviços e benefícios, como cobertura contra roubos, furtos e incêndios, serviço de mecânico, assistência 24 horas, entre outros. 

No entanto, existem diferenças fundamentais entre as duas modalidades. Confira quais são elas:

  • Adesão

A proteção veicular exige apenas uma inspeção no veículo e o pagamento da taxa mensal. No seguro, primeiro é feita a inspeção e a liberação da seguradora e só então é realizado o pagamento da primeira parcela. 

  • Análise de risco

O valor do seguro é determinado pela análise de risco e perfil do condutor, que avalia fatores como idade, sexo e histórico de localização. Já no caso da proteção veicular, o valor da contribuição mensal é calculado com base no valor do automóvel e no tipo de cobertura escolhida, sem considerar o risco ou o perfil do condutor.

  • Análise de Crédito 

As seguradoras também podem fazer análise de crédito e verificar se o nome do cliente está limpo nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Caso tenha dívidas ou esteja com o nome sujo, o cliente pode ter dificuldade para contratar um seguro, além de pagar mais caro. Já na proteção veicular, a análise de crédito não é um fator para a adesão. Assim, é possível contratar o serviço de forma simples e sem impacto no preço fina.

  • Documentação

No seguro, o contrato é feito por meio de uma apólice, que esclarece as condições do serviço, além dos direitos e deveres do cliente e da seguradora. No caso de um sinistro, basta acionar a seguradora, pagar a franquia e aguardar a empresa cobrir os custos. 

Na proteção veicular é usado o contrato de responsabilidade mútua, que define as obrigações e riscos entre os associados, assim como a cota de participação. Quando há um sinistro, é só informar à associação e aguardar a aprovação do rateio. 

PROTEÇÃO VEICULAR OU SEGURO: QUAL O MELHOR? 

Para quem busca um serviço mais econômico, menos burocrático e mais inclusivo, a proteção veicular é a solução ideal. Afinal, proporciona uma opção confiável, legal e vantajosa para os motoristas, garantindo mais segurança e tranquilidade.

Se você quer saber quanto custa a proteção veicular da Elevaton, faça uma cotação com nosso time. Nós protegemos o que importa para você e oferecemos muitos mais benefícios. Aproveite!