A Elevaton reitera que não é uma Seguradora ou Corretora de Seguros, e sim uma Associação Sem Fins Lucrativos de Proteção Veicular.

AQUI O TIGRE É O ESCUDO DO SEU VEÍCULO!

Assistência 24h

0800 941 0162

Fipe nada mais é do que a sigla de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Assim, com a Fundação criada em 1973, a tabela Fipe surgiu anos depois, em 1998.

E, um dos colaboradores da Fipe, no final da década de 1990, foi Fernando Haddad, professor de ciência política da USP.

Assim, amigo do jornalista Eugênio Bucci, que trabalhava na revista especializada em carros, a “Quatro Rodas”, Haddad teve a ideia após o relato de Bucci ao dizer que, infelizmente, não havia nenhuma ferramenta de confiança para basear os preços dos carros usados e seminovos.

Portanto, surgiu a necessidade dos vendedores e compradores de saberem se os valores praticados estavam dentro da realidade.

Então, Haddad se juntou com alguns de seus colegas da Fipe e, alguns meses depois, lançaram a Tabela Fipe.

Não foi difícil a tabela se tornar popular e conhecida em todo o Brasil. Portanto, logo virou referência nacional quando o assunto é compra e venda de veículos usados e seminovos.

A tabela Fipe serve para informar a todos sobre a média de valores praticados na compra e venda de veículos (carros, motos, caminhões) novos, seminovos e usados. Inclusive, ela vale para todo o mercado brasileiro.

Dessa maneira, a tabela é atualizada mensalmente, avaliando os preços praticados naquele mês em 24 estados brasileiros.

Portanto, esse índice de valores se baseia na coleta de preços dos carros, motos e caminhões — usados, seminovos e novos.

E, para calcular o valor, os pesquisadores descartam os preços muito altos ou muito baixos. Afinal, a ideia é criar uma média que possa orientar e servir de base para todos.

De forma geral, na hora de estipular o valor do automóvel, considera-se:

Então, vale ressaltar que a tabela Fipe não considera outros dados importantes, como: estado de conservação, quilometragem, adicionais e acessórios, entre outros.

Portanto, a tabela Fipe pode servir como base, mas não é o principal referencial a ser considerado na hora de vender seu carro. Há casos, inclusive, de quem consiga vender com preços superiores ao praticado pela Fipe. Afinal, este é só um referencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *